O Evento

O que é Enduro?
 
Sair um dia com os amigos, pegar aquela subida difícil, transpor obstáculos para chegar ao topo de uma montanha. Após curtr o visual, pegar sua bike e descer com tudo, aproveitando a adrenalina de uma descida com raízes, pedras, buracos e muitas curvas. No meio do caminho, uma subida, um planão. Ao final, depois daquele “pega” com seus amigos hora de relaxar, contar histórias e dar risadas.Essa é a essência do mountain bike é a raiz do ciclismo de montanha. Há alguns anos, porém, provas intituladas de “Enduro” são realizadas na Europa com esse espírito, adaptadas a competição. Os atletas se deslocam até topos de montanhas, na maioria das vezes pedalando e fazem trechos cronometrados nas partes de descidas, que são longas e exigem muito da parte física do competidor.
 
 
O BRASIL ENDURO SERIES:
 
Buscando aquecer esse segmento no mercado nacional foi criada a marca Brasil Enduro Series. O BES é um Campeonato de All Mountain/Enduro idealizado por pilotos e empresários da área que vislumbram atingir novos praticantes oferecendo uma forma de competição muito divertida e acessível. Além disso, nosso foco é fomentar o mercado e aumentar o número de praticantes no país. O Brasil Enduro Series começou esse trabalho em 2013 e hoje se consolida como a principal "série" de Enduro MTB no Brasil.
 
 
 
Quantidades de Etapas:
 
Iremos contar em 2017 com três etapas distribuídas em três estados nacionais. 
A partir de Dezembro 2016 o Brasil Enduro Series se consolida como EWS Qualifier Event, que traduzindo para o português, somos prova classificatória para os atletas que querem participar do Mundial de Enduro, o EWS (Enduro World Series).
 
 
Quem está envolvido:
 
  • Théo Duarte, 36 anos, está envolvido com o MTB desde 1995. Vive e respira bike e já esteve envolvido em direção e produção dos filmes " De Final", editoria da revista "MTBike", fundação e direção da loja "Pedal Livre", e desde 2007 é sócio diretor da Santa Cruz Bikes Brasil. Além disso, é atleta de downhill onde participa das mais importantes provas do cenário mundial e está migrando gradualmente para o enduro.

 

 
  • Daniel Bender, 34 anos, anda de bicicleta desde muito pequeno. Começou a competir em 1996 e desde então está no meio. Ajudou a divulgar a modalidade MTB DH no Brasil e está envolvido no esporte diariamente. Como organizador realizou em 2008 o Campeonato Brasileiro de XCO, prova essa que foi seletiva para decidir o representante brasileiro nas Olimpíadas de Pequim 2008. Bender é sócio fundador do site dhbrasil.com.br, também é empresário do ramo. Ele é proprietário da HUPI Bikes.